segunda-feira, 4 de maio de 2020

Relações Interpessoais - Aula 01 - Ética profissional

A ética relaciona-se com assuntos morais e, portanto, seu conceito está associado a regras e princípios voltados ao contexto social e cultural da vida em sociedade. No dia a dia, percebemos questões éticas na conduta das pessoas, em relação às outras ou às situações, e, até mesmo, a falta de ética. 
Podemos dizer que um profissional ético é aquele que age conforme os padrões sociais, pratica o bem e, sobretudo, não prejudica o próximo. Assim, o colaborador ético é aquele que cumpre os valores estabelecidos pela sociedade em que vive e pela empresa em que trabalha.
Além disso, existem elementos da ética profissional que são universais e, por isso, aplicáveis a qualquer atividade profissional, como a honestidade, responsabilidade, competência, entre outros valores.
A ética refere-se a regras e princípios que estão relacionados ao contexto social e cultural entre as pessoas de uma sociedade. Já a ética profissional é a relação de normas que são as características, atributos e propriedades morais que constroem a consciência do profissional e representam suas atitudes e conduta a serviço da empresa.

Atitudes antiéticas
  • Se a empresa orienta para a utilização dos EPIs, o comportamento contrário a isso se caracteriza como uma atitude antiética.
  • A não devolução das ferramentas na empresa caracteriza-se como atitude antiética.
  • Informações sigilosas confiadas a você não devem ser compartilhadas com os colegas de trabalho. Portanto, trata-se de uma atitude antiética.
Atitude éticas
  • Ser cordial e respeitar o próximo no ambiente de trabalho são atitudes éticas.
  • O trabalho solidário pode oportunizar momentos de cooperação na empresa e, assim, contribuir para o resultado final. Portanto, é uma atitude ética.
  • Independentemente de concordar com a opinião da liderança, o respeito à hierarquia ou a qualquer outro profissional deve ser mantido, sendo, assim, uma atitude ética.


Código de ética
O código de ética reúne os valores éticos, regras de conduta e aspectos diversos que a empresa espera. Em geral, apresenta um conjunto de deveres e obrigações que vão além do simples cumprimento do que já está disposto nas leis. 
A existência de um código de ética cria uma dinâmica favorável ao clima ético na empresa. Contudo, sua efetividade dependerá da forma como for implementado, fato que depende, basicamente, dos seguintes fatores: Normalização, Educação, Monitoramento, e Sistema de consequências.
Você percebeu como o código de conduta ética é importante e como sua aplicação corporativa é imprescindível? Por isso, fique atento e acesse o código de ética de sua empresa, pois, atualmente, o comportamento e a conduta das pessoas têm sido muito observados na organizações, em razão de todas as mudanças sociais que têm ocorrido no nosso dia a dia e também por influência do processo de globalização.

Direitos e deveres individuais e coletivos
Todo cidadão brasileiro tem os seguintes direitos, individuais e coletivos, assegurados pela Lei: direito à vida, à liberdade, à segurança e à propriedade. Assim, cita a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, no artigo 5º , mostrado na figura.
É fundamental reconhecer esses direitos, pois em nossa prática diária, seja em casa ou na empresa, eles devem ser cumpridos, garantindo uma vida digna a todos.
© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 30/04/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário