
Podemos dizer que um profissional ético é aquele que age conforme os padrões sociais, pratica o bem e, sobretudo, não prejudica o próximo. Assim, o colaborador ético é aquele que cumpre os valores estabelecidos pela sociedade em que vive e pela empresa em que trabalha.
Além disso, existem elementos da ética profissional que são universais e, por isso, aplicáveis a qualquer atividade profissional, como a honestidade, responsabilidade, competência, entre outros valores.
A ética refere-se a regras e princípios que estão relacionados ao contexto social e cultural entre as pessoas de uma sociedade. Já a ética profissional é a relação de normas que são as características, atributos e propriedades morais que constroem a consciência do profissional e representam suas atitudes e conduta a serviço da empresa.
Atitudes antiéticas
- Se a empresa orienta para a utilização dos EPIs, o comportamento contrário a isso se caracteriza como uma atitude antiética.
- A não devolução das ferramentas na empresa caracteriza-se como atitude antiética.
- Informações sigilosas confiadas a você não devem ser compartilhadas com os colegas de trabalho. Portanto, trata-se de uma atitude antiética.
- Ser cordial e respeitar o próximo no ambiente de trabalho são atitudes éticas.
- O trabalho solidário pode oportunizar momentos de cooperação na empresa e, assim, contribuir para o resultado final. Portanto, é uma atitude ética.
- Independentemente de concordar com a opinião da liderança, o respeito à hierarquia ou a qualquer outro profissional deve ser mantido, sendo, assim, uma atitude ética.
Código de ética

Você percebeu como o código de conduta ética é importante e como sua aplicação corporativa é imprescindível? Por isso, fique atento e acesse o código de ética de sua empresa, pois, atualmente, o comportamento e a conduta das pessoas têm sido muito observados na organizações, em razão de todas as mudanças sociais que têm ocorrido no nosso dia a dia e também por influência do processo de globalização.
Direitos e deveres individuais e coletivos

É fundamental reconhecer esses direitos, pois em nossa prática diária, seja em casa ou na empresa, eles devem ser cumpridos, garantindo uma vida digna a todos.
© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 30/04/2020
© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 30/04/2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário