A necessidade de solucionar problemas a respeito de determinado assunto, nos direciona a realizar pesquisas que possibilitam novas descobertas e enriquecimento intelectual. Há diversas razões que motivam à realização de uma pesquisa como mostrado na figura 01.
![]() |
Figura 01 - Benefícios da pesquisa. |
Por meio da pesquisa torna-se possível descobrir novos conhecimentos e aprender mais, podemos ampliar nossos conhecimentos e, com isso, encontrar fundamentos para nossas ideias. Um dos benefícios da pesquisa é ampliar o conhecimento do pesquisador sendo que a curiosidade pode estimular a busca do pesquisador.
Fontes
![]() |
Figura 02 - Fontes de pesquisa. |
A pesquisa pode ser realizada em fontes distintas e o pesquisador tem autonomia para definir qual delas será escolhida, considerando o contexto em que esteja inserido e a credibilidade da fonte pesquisada. Entre as fontes de pesquisa existentes, destacam-se: sites, livros e periódicos.
As fontes de pesquisa citadas são bastante usuais. O pesquisador, ao utilizá-las, precisa certificar-se quanto à confiabilidade das informações encontradas.
As fontes de pesquisa citadas são bastante usuais. O pesquisador, ao utilizá-las, precisa certificar-se quanto à confiabilidade das informações encontradas.
![]() |
Figura 03 - Confiabilidade da pesquisa. |
Para saber se as informações encontradas são confiáveis, é importante tomar como base os itens descritos a seguir: palavras-chaves, relação co o assunto pesquisados, analisar fontes e utilizar livros.
Certificar-se quanto à confiabilidade das informações é imprescindível durante o processo de pesquisa. Afinal, busca-se, durante esse processo, por informações que irão contribuir positivamente para a construção do conhecimento.
Elaboração da pesquisa
![]() |
Figura 04 - Etapas da pesquisa. |
Durante a realização de uma pesquisa você precisa seguir algumas etapas. A primeira é ler, explorar e compreender o tema; a segunda é definir o objetivo, pois deve saber onde quer chegar; a terceira é definir o método, que são os caminhos que seguirá; a quarta é a análise das informações, para interpretar a informações pesquisadas; a quinta é a síntese das informações, de modo a chegar a algum objetivo; a última, inserir citações, referenciando autores renomados. Seguindo essas etapas, certamente sua pesquisa será bem desenvolvida.
![]() |
Figura 05 - Detalhes das etapas da pesquisa. |
Tema: No primeiro momento você deve escolher qual assunto gostaria de redigir, investigar e comprovar hipóteses. A seleção precisa estar relacionada com a linha científica do seu orientador e a que você está inserido, claro. Pense em um tema atual, relevante e até onde você vai aprofundar a pesquisa. Lembre-se, não adianta abraçar o mundo sozinho, você precisa se focar e entregar o melhor resultado possível.
Objetivo: Agora que você já tem em mente o problema que deve ser resolvido é preciso listar os objetivos e justificá-los de forma coerente. Coloque no papel o seu objetivo geral – é basicamente um resumão do projeto, o que você quer alcançar. Depois, descreva o objetivo específico – aqui você vai detalhar como todo o processo descrito no objetivo geral será realizado.
Método: Esse é o momento de escolher o local e a metodologia que será utilizada para realizar a pesquisa. Para fazer isso é necessário identificar:
- O tipo de pesquisa: pode ser bibliográfica, documental, de campo, estudo de caso etc. Nós colocamos os principais métodos nesse texto, se quiser saber mais é só clicar!
- O universo da pesquisa: é o número de pessoas que serão analisadas – lembrando que elas precisam ter o perfil com características equivalentes;
- Amostragem: é um pequeno grupo que pode ser formado com parte da população analisada no tópico acima. É necessário para comprovar a eficácia do método de pesquisa escolhido.
- Os instrumentos de coleta de dados: o primeiro deles é a técnica de observação, seguida pela entrevista, questionário e formulário.
Então, agora você precisa se focar em analisar os resultados dos dados, da etapa anterior, para identificar se os objetivos, tão importantes, foram devidamente alcançados. Você também pode confirmar, comparar e confrontar hipóteses.
Síntese das informações: Estamos chegando na reta final. Agora você vai descrever os resultados alcançados no decorrer da pesquisa. É hora de defender os objetivos, hipóteses e suposições definidas lá na etapa 5. É importante lembrar que nem sempre o pensamento inicial de um pesquisador é confirmado ou é possível alcançar a meta traçada – a pesquisa pode tomar um rumo diferente do esperado.
Mas, isso não é um problema. A magia de pesquisar está em detalhes como esse. Pense bem, através dela é possível comprovar todas as suas ideias e identificar soluções para cada problema. O mais legal é que todo esse trabalho tem como real objetivo promover um avanço no meio acadêmico, científico e tecnológico – não esqueça de ressaltar aqui quais são os benefícios do seu projeto para esses grupos!
Citações: As citações são uma parte fundamental de qualquer trabalho acadêmico. Principalmente porque elas são referências às informações extraídas de outros trabalhos, como livros, filmes, periódicos, sites e outras fontes que já trabalharam anteriormente com o seu tema.
Além de saber quais são as etapas para a construção, é necessário aprender sobre os tipos de pesquisa. Assista ao vídeo para saber as características de cada um. Tipos de pesquisa: bibliográfica, de campo, laboratorial, acadêmica.
© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 30/04/2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário