segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Comunicação - Aula 07 - Relatório técnico-científico

O relatório técnico-científico é bastante utilizado no ambiente escolar. Trata-se de um texto com estrutura rígida, que exige aplicabilidade das regras da ABNT, órgão que regula as normas de padronização para relatório técnico e/ou científico. A ABNT NBR 10719:2015, Informação e documentação - Relatório técnico e/ou científico – Apresentação, especifica os princípios gerais para a elaboração e a apresentação desse tipo de texto.
Esse relatório é chamado de técnico-científico porque sua estrutura obedece às normas da ABNT, que apresenta os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, conforme apresentado a seguir:

A composição desse tipo de relatório apresenta elementos opcionais e obrigatórios. Contudo, deve-se levar em consideração a estrutura requerida pela pessoa que solicitar a escrita. 
Quanto aos elementos textuais do relatório técnico-científico, temos:
  • Introdução: apresenta uma síntese do desenvolvimento e aborda o motivo da elaboração do trabalho; 
  • Desenvolvimento: será descrita a pesquisa/investigação;
  • Considerações finais: deverão levar o leitor a alguma conclusão a partir dos resultados encontrados.   

Os relatórios têm estruturas e objetivos variados. Dessa forma, torna-se relevante saber previamente sobre o que será escrito e o porquê, só assim será possível definir qual tipo deverá ser seguido.

© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 30/01/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário