segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Comunicação - Aula 06 - Relatório de ocorrência

Considerando o ambiente profissional, o relatório de ocorrência aborda informações acerca de ocorrências vivenciadas na empresa e contém termos e conteúdo técnico sobre determinada situação.
O principal objetivo desse tipo de texto é o registro de fatos referentes a situações que interfiram negativamente na segurança e ou desempenho da empresa, para que estas sejam formalizadas.
O assunto abordado nesse documento deve ser compartilhado apenas com as pessoas responsáveis pelo ocorrido, por tratar de um texto que pode apresentar conteúdo confidencial.

Você viu quantos benefícios o relatório de ocorrência pode trazer para a empresa? Logo, deve ter percebido que a elaboração desse documento é imprescindível na rotina do trabalho. E se você for requisitado para escrever esse tipo de texto? Tem ideia de como começar? Para não passar por dificuldades, observe, a seguir, uma forma de estruturar esse tipo de texto.
Espera-se que os resultados encontrados após a investigação e elaboração desse tipo de texto técnico sirvam para a liderança da empresa tomar ações corretivas e preventivas para os processos, evitando futuras ocorrências que prejudiquem a segurança do trabalho.
Os tipos de relatório analisados nesta aula de estudo são bastante utilizados no ambiente profissional. A seguir apresentaremos uma modalidade muito utilizada no ambiente acadêmico, a qual compreende uma estrutura mais complexa e segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 30/01/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário