segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Comunicação - Aula 04 - Documentação técnica

Considerando o ambiente profissional, a documentação técnica refere-se aos registros utilizados no trabalho, os quais apresentam especificações técnicas, por exemplo, o relatório. Nesse tipo de documento, deve-se empregar a linguagem padrão, com o vocabulário técnico específico da área tecnológica em questão.
A documentação técnica é fundamental no contexto empresarial, pois além de ser empregada para registrar o desenvolvimento de alguma atividade, é possível consultá-la como referência de orientações técnicas, ao se realizar processos e ou procedimentos.
A escrita de um texto técnico requer conhecimento sobre o assunto que será abordado, além de uma estrutura padrão, considerando a aplicação de itens essenciais em sua composição.
Algumas características imprescindíveis para manter a boa escrita desse tipo de texto são: Clareza, Objetividade, Formalidade, além de ser baseada em fatos e ter foco no leitor.

O relatório é muito utilizado pelo técnico da área de manutenção, pois se trata de um documento que tem como principal finalidade expor resultados de alguma atividade realizada, por exemplo: experimento, projeto, atividade e pesquisa.
Os relatórios podem ser individuais ou coletivos, periódicos ou eventuais, simples ou científicos. Normalmente, para esse tipo de texto, utiliza-se uma formatação adotada pela própria empresa, de acordo com suas necessidades.
Para que o relatório cumpra os objetivos aos quais se propõe, ele deve responder às perguntas em destaque na figura.
Cada organização adota um padrão de estrutura para os relatórios técnicos que utiliza. Assim, com os modelos padronizados, os colaboradores terão sempre uma referência de estrutura que deve ser seguida.

© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 30/01/2020

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