segunda-feira, 2 de março de 2020

Comunicação - Aula 08 - Técnicas de argumentação

Figura 01 - Elementos Comunicativos.
No ramo profissional as habilidades de comunicação oral são exigidas desde o processo de seleção para preenchimento de vagas de trabalho. 
Diante disso, agora você tem a oportunidade de aprimorar as habilidades de comunicação oral, estudando sobre algumas técnicas de argumentação. Vamos, juntos, aprender a convencer!
O processo de argumentação envolve alguns elementos comunicativos que favorecem para convencer alguém a respeito de alguma coisa. São eles: emissor, receptor e modo comunicativo. 
Figura 02 -  Competências pessoais.
As técnicas de argumentação são recursos utilizados pelas pessoas que buscam convencer, influenciar ou persuadir alguém a respeito de um determinado assunto. O texto que apresenta tais técnicas é o argumentativo, ou seja, defende uma ideia.   
Como a todo momento as pessoas têm a necessidade de convencer o outro sobre alguma coisa, saber argumentar é imprescindível na comunicação. 
Considerando o ambiente de trabalho, o profissional que pratica a argumentação adquire, geralmente, mais competências de relacionamentos pessoais ou de grupo. 
Figura 03 - Tipos de argumentação.
É importante ressaltar que as organizações exigem que o trabalhador se posicione diante dos processos. Desse modo, para se destacar no contexto empresarial, é fundamental desenvolver a capacidade de argumentação.

O texto que apresenta tais técnicas é o argumentativo.   Sobre esse importante recurso de comunicação, preencha as lacunas dos itens a seguir com cada tipo de argumentação.

Na argumentação com base em citação, o autor utiliza embasamento teórico de alguém conceituado na área para fortalecer sua argumentação.
Na argumentação com base no senso comum, as pessoas lançam mão de experiências do cotidiano e em conceitos reconhecidos pela sociedade. 
Na argumentação com base raciocínio lógico, é apresentada uma sequência lógica de fatos com causas e efeitos.
Figura 04 - Dicas para argumentação.
Na argumentação com base em evidências, são utilizados dados e estatísticas que fundamental o argumento. 

Seguem algumas dicas para facilitar seu entendimento e prática da argumentação:

Depois que ouvir o que o interlocutor tem a dizer, reflita sobre seus argumentos para convencê-lo.
É importante se basear em fatos reais para fundamentar sua argumentação sem se deixar levar apenas pelas opiniões pessoais ou pelo senso comum. 
Figura 05 - Exemplo de argumentação.
Uma argumentação equilibrada, dosando razão e emoção faz parte do processo comunicativo, pois dificilmente uma pessoa é somente racional ou somente emocional na sua argumentação.
Boa parte das pessoas utiliza a argumentação baseada em opiniões pessoais ou no senso comum, entretanto, muitas vezes precisamos argumentar com base me evidências. Assim é no ambiente de trabalho!
Lucas usou bem algumas técnicas de argumentação, entre elas: informou dados sobre a empresa para a qual estava correndo a uma vaga; valorizou sua formação e desenvolvimento profissional através de cursos e prêmios que recebeu; usou a argumentação com base em evidências; ouviu com atenção o entrevistador; e usou a razão para responder as perguntas. 
E você? Conseguiu atentar na sua resposta para as técnicas que Lucas utilizou? Elas são muito úteis para que possamos usar a argumentação em várias situações na vida pessoal e profissional!

© Direitos de autor. 2016: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 30/01/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário