segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Comunicação - Aula 05 - Relatório de atividade


No ambiente de trabalho, é exigido, cada vez mais, que o profissional apresente uma escrita clara, objetiva e correta, de acordo com a gramática normativa. Para isso, é importante ter conhecimento sobre os aspectos que contribuirão para uma boa escrita, uma vez que, em algum momento, poderá ser solicitado que você realize algum tipo de texto (documento).
O relatório é um tipo de texto bastante utilizado no ambiente profissional, pois expõe resultados de alguma atividade realizada, apresentando passos de um procedimento ou experimento. Por exemplo, pode-se escrever um relatório a partir de: visita técnica, aula prática, serviço executado, entre outros.
O relatório de atividade apresenta uma estrutura simples e, geralmente, as informações são escritas de forma objetiva e em tópicos. Sempre que possível, a escrita do texto deve ser breve.
Veja, a seguir, um modelo de relatório de atividade, o qual apresenta estrutura resumida (as informações da empresa e local são fictícias).
O modelo apresentado na figura anterior foi composto por: logotipo da instituição requerente e título (no enunciado); objetivo, descrição do serviço executado e conclusão (no corpo do texto); setor de trabalho, local e data e elaborador (no fim do texto).

© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 22/02/2020

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