segunda-feira, 16 de março de 2020

Informática - Aula 01 - Sistemas operacionais

O sistema operacional nos permite interagir e dar ordens ao computador. Sem um sistema operacional um computador é inútil, não teríamos a plataforma que carrega os programas para escrever uma carta, escutar música, navegar na internet ou enviar um e-mail por exemplo.
Figura 01 - Recursos do computador
O sistema operacional administra todos os recursos do computador (software e hardware), o sistema operacional é a estrutura que sustenta e administra todos os programas e partes do computador.
Quando você aperta o botão para ligar o computador ele realiza testes para garantir que tudo vai funcionar corretamente, verifica seus componentes físicos ou hardware e inicia o sistema operacional.
O sistema operacional já vem instalado no computador e a maioria das pessoas não os modificam. No entanto, é possível atualizá-lo ou trocá-lo. Todos os sistemas operacionais possuem uma interface gráfica para quem o usa (GUI), essa interface é o que nos permite usar o mouse para clicar sobre os ícones, botões ou interagir com qualquer outro elemento que execute ações ou tarefas. É desta forma que dizemos ao computador o que ele deve fazer.
Os sistemas operacionais mais comuns que existem para computadores e que o mercado oferece são: Microsoft Windows, Mac OS X e Linux.

Microsoft Windows
Figura 02 - Interface Windows
A empresa Microsoft desenvolveu o sistema operacional Windows em meados da década de 80. Durante todos esses anos após o primeiro Windows, muitas outras versões foram criadas. As mais recentes são Windows 8 (2012), Windows 7 ( 2009), Windows Vista(2007), Windows 2010.
O Windows vem instalado na maioria dos computadores novos. Isto faz com que ele seja um dos sistemas operativo mais populares.


Mac OS X
Figura 03 - Interface Mac OS X
Este é o sistema operacional desenvolvido pela Apple Inc. Ele vem instalado em todos os computadores Mac. Todas as versões recentes são conhecidas como Mac OS X e os nomes específicos de cada uma delas são: Mavericks, lançada em 2013; Mountain Lion, em 2012; Lion, em 2011 e Snow Leopard que foi criada em 2009.
A Apple também oferece uma versão chamada Mac OS X Server que está desenhado para executar nos servidores.

Linux Ubuntu
Figura 04 - Interface Linux Ubuntu
É um sistema operacional de código aberto. Isto significa que pode ser modificado e distribuído por qualquer pessoa ao redor do mundo. Uma das suas vantagens é que ele é de código aberto, ou seja, que não é necessário pagar por ele e ainda é possível escolher entre as diferentes versões que existem.
Nos computadores domésticos, o Linux apesar de ser gratuito é muito pouco utilizado, mas a maioria de servidores, nas empresas, usam Linux porque é fácil de personalizar.
As versões mais populares são Ubuntu, Debian, Linux Mint e fedora.

Interfaces gáficas do Mac OS X e o Windows
A interface gráfica do usuário de cada sistema operacional tem uma aparência diferente, portanto, se você mudar de um sistema para outro, no inicio será um pouco estranho, mas não se preocupe, todas estas interfaces são desenhadas para serem fáceis de usar e os princípios básicos são os mesmos para qualquer sistema.
Os sistemas operacionais possuem uma interface gráfica do usuário (GUI) que permite que as pessoas possam interagir com o computador através do mouse clicando sobre os ícones, botões, menus ou qualquer outro elemento gráfico e textual mostrado na tela.
Cada sistema operacional possui uma Interface gráfica diferente em relação a sua aparência e forma de executar suas funções. Todas eles são fáceis de utilizar e suas características são muito parecidas.
Antes da interface gráfica do usuário (GUI) ser criada, as pessoas usavam comandos no teclado para poder se comunicar com o computador.
Vamos conhecer mais detalhes sobre as diferenças entre o sistema operacional Mac OS X e o Windows, que é um dos sistemas operacionais mais utilizados mundialmente, principalmente, no ambiente industrial. Confira, no vídeo a seguir:


Código-fonte
Figura 04 - Código-fonte
Os usuários de sistemas operacionais livres, como o Linux, podem executar atualizações e melhorias no sistema, pois trata-se de um software aberto, já o Windows é um sistema operacional fechado, em que só o desenvolvedor, no caso, a Microsoft, pode realizar melhorias ou alterações.
A principal diferença entre o Windows e o Linux é que, no Linux, todo o código-fonte pode ser alterado por qualquer pessoa que seja usuária do sistema. Já no Windows, o código-fonte não permite alteração.
Quando falamos de código-fonte nos referimos a palavras e símbolos escritos ordenadamente, que instruem, de modo lógico, uma linguagem de programação. E, para ficar mais claro, veja, a seguir, uma imagem que representa essa descrição.
© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 31/03/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário