terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Comunicação - Aula 01 - Estrutura de frases e parágrafos

Figura 01- Frase, oração e período
Língua Portuguesa - Estrutura de frases e parágrafos

As palavras da língua portuguesa são articuladas diariamente pelas pessoas de nosso país, objetivando a construção de frases, orações ou períodos, com o intuito de comunicar algo a alguém, seja no ambiente profissional ou pessoal.
Veja a diferença entre frase, oração e período por meio da figura 01, e poderá relembrar esses conceitos ao ler uma breve explicação sobre eles.
Figura 02 - Parágrafo

Veja na figura 02 um exemplo de parágrafo construído a partir da unidade apresentada.

Observe na figura 03 como o parágrafo da figura anterior foi estruturado com: Introdução, desenvolvimento e conclusão.

Os parágrafos são as estruturas que compõe um texto e podem ser: narrativo, descritivo e dissertativos, dependendo do tipo de produção textual:
Os textos com parágrafos narrativos relatam uma série de ações e diálogos que envolve espaço e tempo. Os parágrafos narrativos contam uma história e possuem um narrador que pode ser uma terceira pessoa (narrador observador) ou mesmo um personagem (narrador-personagem).
Figura 03 - Estrutura do parágrafo

Nos textos com parágrafos descritivos, os parágrafos estarão envoltos em adjetivos, comparações, argumentos detalhados do que está sendo descrito. Nos parágrafos descritivos, há um texto que se atém a descrever elementos apresentados no texto que pode ser uma pessoa, um objeto, um processo, uma situação, etc.
Já os textos com parágrafos dissertativos, os parágrafos estarão divididos, geralmente, entre o que introduz, os que desenvolvem as ideias e o que finaliza a exposição dos argumentos. Os textos com parágrafos dissertativos são elaborados com o intuito de argumentar e convencer o leitor sobre uma ideia.
Figura 04 - Tipos de parágrafos.
O importante é visualizar se no texto há uma coesão entre os parágrafos e se há coerência no que se diz, ou seja, uma sequência de ideias que possuem sentido e caminham para uma conclusão.

Muitas vezes, durante um processo seletivo, é solicitado que o candidato produza um texto escrito. Essa ação é requerida para avaliar se o candidato domina a língua  que utiliza e tem facilidade para se comunicar na modalidade escrita.
Diante das situações apresentadas, torna-se relevante revisar todo o texto escrito para identificar os desvios e corrigi-los, evitando o risco de passar uma mensagem com erros para o destinatário e, assim, prejudicar a compreensão desta. 

© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 22/02/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário